A Iowa State University (ISU), no estado norte-americano do Iowa, anunciou que pretende utilizar a sua impressora 3D gigante para fabricar casas a preços acessíveis para uma cidade rural.
Segundo a instituição, o projeto da College of Design, financiado em parte por uma doação de 1,4 milhões de dólares (1,2 milhões de euros) do Programa de Infraestruturas Estratégicas norte-americano, construirá um bairro inteiro em Hamburgo, no Iowa, uma cidade rural que foi severamente danificada por inundações em 2019.
A escola explicou, em comunicado, que a impressora 3D gigante, que tem um sistema suspenso que distribui betão, pode construir uma casa inteira numa questão de dias. Pete Evans, professor assistente de design na ISU, referiu que o projeto tem como objetivo a criação de casas com preços acessíveis para a zona rural de Iowa.
"Desde 2008, tem existido uma escassez no mercado de habitação residencial", disse Evans, citado na nota. "Isso é parte da razão pela qual, nos últimos dois anos, vimos um aumento maciço nos preços e na demanda por imóveis."
A ISU crê que o projeto do bairro de Hamburgo poderá ainda ajudar a equipa a "entender o design, a acessibilidade, as zonas e os códigos de construção, o envolvimento da comunidade e serve treino" para quando o projeto se expandir para outros locais.
"Isto vai acelerar a construção de habitação acessível para que possamos autonomizar algumas das funções e construir mais rapidamente a menor custo", elaborou ainda Evans, numa entrevista a um meio de comunicação local.
Leia Também: Prótese do olho realista criada com recurso a impressão 3D