Os sites do jornal Expresso e canal informativo SIC Notícias estão este domingo em baixo, assim como todos os outros pertencentes aos diversos órgãos de comunicação do Grupo Impresa.
Quando se tenta entrar em qualquer site do grupo o acesso é negado.
"Os dados serão vazados caso o valor necessário não for pago. Estamos com acesso nos painéis de cloud (AWS) entre outros tipos de dispositivos. O contacto para o resgate está abaixo”, pode ler-se numa mensagem da autoria do Lapsus Group.
Esta informação dá conta de que se trata de um ciberataque, assim como o tweet publicado na conta do jornal Expresso, em que pode ler-se "Lapsus$ é oficialmente o novo presidente de Portugal."
Lapsus$ é oficialmente o novo presidente de Portugalhttps://t.co/XJ4uX8xuMY
— Expresso (@expresso) January 2, 2022
Recorrendo ao Twitter, o grupo confirma que "os sites do Expresso e da SIC, bem como algumas das suas páginas nas redes sociais, estão temporariamente indisponíveis, aparentemente alvo de um ataque informático, e que estão a ser desencadeadas ações no sentido de resolver a situação".
O grupo IMPRESA confirma que os sites do EXPRESSO e da SIC, bem como algumas das suas páginas nas redes sociais, estão temporariamente indisponíveis, aparentemente alvo de um ataque informático, e que estão a ser desencadeadas ações no sentido de resolver a situação.
— Tribuna Expresso (@TribunaExpresso) January 2, 2022
De mencionar que o Lapsus Group invadiu o sistema informático do Ministério da Saúde brasileiro, no mês passado.
[Notícia em atualização]
Leia Também: Rumor. Google está a desenvolver novos óculos inteligentes