As suspeitas dos EUA de espionagem levaram a Huawei a ser incluída na ‘lista negra’ do país, o que fez com que a empresa se visse impedida de recorrer aos serviços da Google e de colaborar com outras empresas que usam tecnologia norte-americana.
A situação da Huawei tem levado a algumas tensões entre os EUA e a China, que decidiu agora criar um vídeo que parodia a série ‘007’ e goza com os medos norte-americanos a respeito da tecnológica chinesa. O vídeo mostra dois espiões - com os nomes de código 0.07 e 0.06 - a lerem um ‘dossier’ de informações sobre a sua missão com a China como “prioridade total”.
“De acordo com este ‘dossier’, a Agência de Segurança Nacional deles está autorizada a vigiar os telemóveis e utilização de Internet em 193 países”, afirma a ‘agente’ 0.06, mostrando-se surpreendida quando percebe que, afinal, está a ler informações referentes aos EUA e não à China.
Os espiões são depois contactados por uma pessoa de nome “M”, que lhes diz para não usarem telemóveis da Huawei devido a uma “porta de traseiras” no dispositivo. No entanto, este contacto incentiva os dois espiões a usarem telemóveis “certificados pela CIA”.
Como nota o Business Insider, o vídeo tem muito pouco de subtil nas críticas à hipocrisia dos EUA - que tem procurado combater a crescente presença e relevância da China na área das comunicações e da tecnologia em geral.
Pode ver o vídeo completo acima.
Leia Também: Huawei espera queda de 30% na receita de 2021