Um podcast detido pelo Spotify, de nome Science VS, decidiu dedicar novos episódios do programa a contrariar desinformação que possa ser partilhada no serviço de streaming.
As responsáveis pelo podcast, Wendy Zukerman and Blythe Terrell, enviaram uma carta dirigida ao CEO do Spotiffy, Daniel Ek, onde indicam que este plano do podcast Science VS estará em vigor até a empresa “implementar métodos mais fortes para parar a disseminação de desinformação na plataforma”.
A presença de desinformação no Spotify tem sido alvo de muito debate nos últimos tempos, com o podcast de Joe Rogan a ser particularmente visado pela comunidade científica. Entretanto, os artistas Neil Young e Joni Mitchell já abandonaram a plataforma, o que levou o líder da empresa sueca a publicar novas diretrizes para lidar com esta questão e Rogan a pedir desculpas.
“Há mais de seis meses que temos encorajado os nossos ouvintes a irem para o Spotify e a dizer que esta é a empresa que nos apoia na criação de episódios factuais assentes em ciência. O apoio do Spotify ao podcast de Joe Rogan foi uma estalada na cara”, pode ler-se na carta enviada pelas responsáveis do podcast Science VS.
Entretanto, o Spotify contactou Zukerman e Terrell para garantir que pretende trabalhar com o podcast para melhor combater desinformação no serviço.
UPDATE: Spotify says they want to work with us, it feels like a step in the right direction.
— Wendy Zukerman (@wendyzuk) February 1, 2022
Leia Também: Covid. Casa Branca insta Spotify a fazer mais para combater desinformação