A NASA publicou um relatório onde detalha os seus planos para remover a Estação Espacial Internacional da órbita da Terra, um processo que culminará com uma queda (controlada) da estrutura no oceano Pacífico.
A agência espacial norte-americana anunciou recentemente a extensão das operações na Estação Espacial Internacional até 2030, altura em que a manutenção da estrutura se tornará demasiado cara para manter.
Desta forma, o plano passa por ‘reformar’ a estação e, dado que a Estação Espacial Internacional é demasiado volumosa para arder na entrada da atmosfera, cairá no oceano Pacífico e afundar-se-á no Ponto Nemo. Este local, também conhecido como “cemitério espacial” costuma ser usado para descidas controladas de lixo espacial. Como conta o Digital Trends, acredita-se que este processo acontecerá em janeiro de 2031.
Entretanto, a NASA encontra-se também a avaliar novas estruturas que possam servir como a sucessora da Estação Espacial Internacional. O objetivo passa por ter uma nova estação espacial em órbita até 2028, proporcionando assim uma presença contínua da humanidade no Espaço.
Leia Também: Primeira missão de turismo espacial da NASA foi adiada