O Facebook está a ser alvo de duas novas queixas na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, acusando a empresa de enganar os investidores a respeito das iniciativas da empresa para combater desinformação sobre alterações climáticas e Covid-19.
As queixas foram feitas pela organização sem fins lucrativos Whistleblower Air que representa Frances Haugen, ex-trabalhadora do Facebook e denunciante que em 2021 desvendou uma série de documentos internos da empresa tecnológica.
As queixas apresentadas à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA refletem as experiências dos próprios trabalhadores da empresa com desinformação na plataforma. O objetivo é indicar que informações falsas sobre alterações climáticas são facilmente encontradas na plataforma.
“Encaminhamos mais de dois mil milhões de pessoas para informações de saúde pública e continuamos a remover afirmações falsas sobre vacinas, teorias da conspiração e desinformação. Não há soluções únicas para impedir a disseminação de desinformação, mas estamos comprometidos em criar novas ferramentas e políticas para a combater”, pode ler-se no comunicado partilhado pelo Facebook com o site The Verge.
Leia Também: Facebook processado no Texas devido a reconhecimento facial