O Instagram foi bloqueado na Rússia depois de a empresa responsável, a Meta, ser considerada uma organização “extremista” e deixou cerca de 80 milhões de russos sem acesso à rede social. Todavia, alguns ‘developers’ a residir na Rússia parecem estar a desenvolver uma nova alternativa.
Esta alternativa pretende oferecer uma experiência semelhante ao Instagram mas, por outro lado, parece ter uma temática um pouco diferente. Como nota a Reuters, esta versão do Instagram será composta apenas por fotografias a preto e branco e pretende transmitir um sentimento de melancolia, incentivando os utilizadores a expressarem as suas tristezas.
A plataforma em questão terá o nome de “Grustnogram” (ou Sadgram, em inglês) e pretende refletir a tristeza dos russos por deixarem de contar com serviços disponíveis em todo o mundo.
“Estamos muito tristes por tantos serviços populares e de alta qualidade estarem a ser suspensos na Rússia por vários motivos. Criámos o Grustnogram para fazermos o luto juntos e apoiarmo-nos”, afirmou um dos fundadores da plataforma, Alexander Tokarev.
O projeto está a ser levado a cabo por quatro pessoas e espera-se que a rede social chegue à Play Store da Google no final desta semana e à App Store numa data posterior.
Leia Também: Instagram quer ajudá-lo a apoiar causas humanitárias