Falámos com Al Jean, de 'Os Simpsons', sobre curta com Billie Eilish

A curta, de nome ‘When Billie Met Lisa’, estará disponível no Disney+ esta sexta-feira, dia 22.

Notícia

© Disney

Miguel Dias
22/04/2022 07:49 ‧ 22/04/2022 por Miguel Dias

Tech

Disney

Os fãs de ‘Os Simpsons’ gostarão certamente de saber que esta sexta-feira, dia 22, há uma nova curta para ver desta icónica série de animação. A curta - com o nome ‘When Billie Met Lisa’ - coloca Lisa Simpson no estúdio com a artista Billie Eilish.

Enquanto procura um sítio tranquilo para tocar saxofone, Lisa acaba por ser descoberta por Billie Eilish e pelo seu irmão Finneas O'Connell, que convidam a jovem Simpson para tocar no estúdio profissional.

É esta curta que deu o mote para uma entrevista do Notícias ao Minuto com Al Jean, um dos argumentistas veteranos da série que se disponibilizou a responder a algumas perguntas sobre o que levou a esta curta com Lisa Simpson e Billie Eilish como protagonistas.

Questionado sobre as semelhanças entre a personagem e a artista musical, o argumentista afirmou que “a Billie Eilish é o que a Lisa gostaria de ser quando chegasse aos 20 anos”, apontando para o enorme sucesso que a cantora atingiu nesta fase da carreira. “Também notámos uma diferença entre as duas, é o facto de a Billie ter uma família que a apoia muito e a Lisa não ter essa sorte [risos]. A vida é um pouco mais difícil para a Lisa”, respondeu Jean.

É incrível ver quantas portas se abrem quando dizes a palavra ‘Simpsons’

O argumentista notou ainda durante a entrevista que sempre sentiu um grande carinho por Lisa, notando que enquanto crescia era muito mais parecido com esta personagem. Por outro lado, Jean recorda que a irmã se assemelhava muito mais a Bart (irmão de Lisa em ‘Os Simpsons’).

A colaboração com Billie Eilish também foi alvo de conversa e Jean admitiu que esta foi uma grande oportunidade para fazer com que ‘Os Simpsons’ chegassem a outro tipo de público. “Dado que ‘Os Simpsons’ são uma série animada, temos sobretudo o público masculino. Mas há muitas mulheres a gostarem da Billie, pessoas que talvez não seriam expostas à série e que assim podem ficar a conhecer o nosso trabalho. Esse foi o objetivo”, confessa o argumentista

Sobre colaborações e os (muitos) convidados que ‘Os Simpsons’ já tiveram, Al Jean nota que é incomum alguém se recusar a participar na série mas admite que até hoje houve algumas exceções. “Sempre que perguntámos a um presidente dos EUA, começando com o Nixon, tivemos resposta negativa [risos]. O Reagan escreveu-nos uma carta simpática, mas deixámos de perguntar depois de um certo momento. Houve outras pessoas que nos disseram que não, mas não é algo habitual. É incrível ver quantas portas se abrem quando dizes a palavra ‘Simpsons’”, declarou Jean.

Dado que a estreia de ‘Os Simpsons’ foi em 1989, a longevidade da série também foi um dos temas desta entrevista. Ao contrário de outras séries de comédia que muitas vezes têm tendência para não envelhecer da melhor maneira, ‘Os Simpsons’ continuam a ser muitas vezes atuais em relação aos temas que abordam e piadas que fazem.

Depois dos últimos anos, um dos nossos argumentistas disse ‘Temos de começar a fazer previsões mais alegres'

Questionado sobre o processo de fazer comédia em ‘Os Simpsons’, Jean explicou que a equipa não faz piadas que sejam “do momento” mas sim que faça sentido por mais tempo. “Dado que demora tanto tempo a fazer um episódio, escrevemos piadas que fazem sentido para nós um ano depois. Porque dessa forma talvez continuará a ter piadas 20 ou 30 anos mais tarde. Sempre quisemos criar um universo que tivesse o seu próprio lugar e que vivesse fora da realidade - penso que foi isso que conseguimos”, notou Jean.

Em relação a este assunto, questionámos também Al Jean sobre as várias ocasiões em que ‘Os Simpsons’ conseguiram ‘prever’ o futuro em acontecimentos chave - nomeadamente a presidência de Donald Trump e a atual crise na Ucrânia.

“Depois dos últimos anos, um dos nossos argumentistas disse ‘Temos de começar a fazer previsões mais alegres, porque isto assim é difícil’ [risos]. Muito disso é coincidência mas, em algumas ocasiões, as coisas acontecem por lógica. Previmos que a Alemanha iria ganhar o Campeonato do Mundo de Futebol no Brasil, mas queríamos fazer uma piada em que o público brasileiro ficasse triste por isso pensámos, ‘Se alguém ganhar o Campeonato do Mundo que não o Brasil, será a Alemanha’. Não é uma coisa muito louca de se pensar, embora gostasse certamente de ter apostado nisso [risos]”, contou Al Jean. “Mas, basicamente, se atiras dados suficientes és capaz de acertar em suficientes alvos”.

A curta ‘When Billie Met Lisa’ de ‘Os Simpsons’ estará disponível a partir de sexta-feira, dia 22, em exclusivo através do Disney+.

Leia Também: Estatuto especial da Disney em risco após projeto de lei na Florida

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas