O fornecimento de equipamento da rede Starlink de Internet da SpaceX parece ter mudado o rumo da guerra a favor da Ucrânia. Pelo menos é essa a opinião de um soldado ucraniano de acordo com o jornalista David Patrikarakos, a cobrir o conflito a partir da cidade ucraniana de Dnipro.
“Quero dizer uma coisa: a rede Starlink do Elon Musk foi o que mudou a guerra a favor da Ucrânia. A Rússia esforçou-se para destruir as nossas comunicações. Agora não conseguem”, terá afirmado o soldado de acordo com a publicação que Patrikarakos partilhou na respetiva página no Twitter.
A Starlink, que fornece Internet a partir de uma rede de satélites em órbita, ativou o serviço na Ucrânia a partir do dia 27 de fevereiro - apenas três dias após o início da invasão. Elon Musk, o fundador e CEO da SpaceX, atendeu ao pedido do governo ucraniano para fornecer terminais desta rede de Internet.
"I want to say one thing: @elonmusk's Starlink is what changed the war in #Ukraine's favour. #Russia went out of its way to blow up all our comms. Now they can't. Starlink works under Katyusha fire, under artillery fire. It even works in Mariupol." pic.twitter.com/C2QnVTE3tc
— David Patrikarakos (@dpatrikarakos) April 27, 2022
Leia Também: SpaceX decidiu aumentar preços do serviço de Internet da rede Starlink