O Festival Eurovisão da Canção poderá ser vítima de um ataque informático por parte de um grupo de hackers pró-russo, durante a emissão de sábado. O objetivo, segundo a ameaça do grupo ‘Killnet’, será interferir no sistema de votação online e evitar que a Ucrânia vença o concurso de música.
“Não se pode votar online. Talvez o nosso ataque informático seja o culpado de tudo”, escreveu, na quarta-feira, o grupo na plataforma Telegram, junto ao logótipo da Eurovisão.
À imprensa britânica, uma fonte da organização do festival frisou que “todos os anos o sistema de de votação do Festival Eurovisão da Canção tem uma vasta gama de medidas de segurança em vigor” e que “este ano não é diferente”.
Já esta sexta-feira, o grupo desvalorizou as declarações. "O vosso sistema está desprotegido. Vamos enviar-lhe 10 mil milhões de pedidos e acrescentar votos a qualquer outro país. O que irão fazer sobre isso?", questionou.
"É por isso que não participamos nas vossas festas homossexuais. Foi o suficiente para encontrar o endereço IP e pô-lo a dormir. Mas não vale a pena o tempo e a nossa atenção", acrescentaram.
A Ucrânia é apontada como a grande favorita a vencer a 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, segundo as casas de apostas. Na terça-feira, o país - com a banda Kalush Orchestra e ‘Stefania’ - apurou-se para a final do concurso, onde irá disputar o título com outros 24 países, incluindo Portugal.
Leia Também: Afinal, porque é que a Austrália participa na Eurovisão?