Os trabalhadores da divisão de controlo de qualidade do estúdio Raven Software, detido pela Activision, votaram com sucesso a formação de um sindicato - tornando-se assim a primeira organização deste tipo dentro da Activision Blizzard e apenas a segunda na indústria dos videojogos nos EUA.
O sindicato dá pelo nome de Game Workers Alliance e a formação teve 19 votos a favor de um total de 22.
“A nossa maior esperança é que o nosso sindicato sirva de inspiração para o movimento crescente de trabalhadores se sindicalizarem nos estúdios de videojogos para criar melhores jogos e desenvolver ambientes de trabalho que sejam o reflexo dos nossos valores e nos dêem poder”, pode ler-se no comunicado da Game Workers Alliance enviado ao The Verge.
Do seu lado, uma representante da Activision Blizzard declara que a empresa “respeita e acredita no direito de todos os trabalhadores decidirem se apoiam ou não um sindicato”. “Acreditamos que uma decisão importante que impactará todo o estúdio da Raven Software com cerca de 350 pessoas não deve ser tomada por 19 trabalhadores”, nota a representante do estúdio.
Happy union day! We won! pic.twitter.com/nzJ4A3J3RB
— Game Workers Alliance #WeAreGWA (@WeAreGWA) May 23, 2022
Leia Também: Microsoft está mais próxima de adquirir a Activision Blizzard