A Baidu, mais conhecida pelo motor de busca mais popular em território chinês, desvendou esta semana o Apollo RT6 EV, um carro elétrico completamente autónomo que espera lançar na China no próximo ano.
A tecnológica chinesa espera produzir milhares destes ‘táxi robot’ como parte do serviço de transporte Apollo Go, um serviço que também tem previsão de lançamento para 2023 em território chinês. Baidu adianta que este modelo é o primeiro a tirar partido da arquitetura Xinghe, um desenvolvimento que faz com que cada unidade custe o equivalente a apenas 36 mil euros.
“Esta redução gigantesca de custos vai permitir-nos lançar dezenas de milhares de veículos autónomos em toda a China”, adiantou o cofundador e CEO da Baidu, Robin Li. “Estamos a ir ao encontro de um futuro em que andar num ‘táxi robot’ será metade do preço de apanhar um táxi hoje em dia”.
Nota o TechCrunch que o Apollo RT6 EV tem espaço suficiente para até quatro passageiros, com o volante removível a abrir espaço para máquinas de venda automática (de água ou ‘snacks’) e até consolas de jogos.
A Baidu ainda não revelou detalhes sobre a autonomia deste veículo mas adianta que está equipado com uma condução autónoma de nível 4, notando que inclui um total de 38 sensores, incluindo unidades com tecnologia LiDAR.
Leia Também: Xiaomi deve apresentar protótipo de carro elétrico no próximo mês