Um relatório partilhado pela organização não governamental Global Witness indica que a empresa responsável pelo Facebook, a Meta, está a falhar “terrivelmente” em detetar anúncios políticos falsos no Brasil - isto quando faltam apenas menos de dois meses para as eleições presidenciais.
A Global Witness avaliou o sistema de análise do Facebook ao submeter dez anúncios. Cinco destes anúncios continham informações claramente falsas sobre as eleições presidenciais brasileiras, com os outros cinco a procurarem descredibilizar o processo eleitoral - incluindo a urna eletrónica.
Como conta a Associated Press, o sistema do Facebook começou por reprovar um dos anúncios mas, eventualmente, aprovou-o sem qualquer ação da Global Witness.
“O que fica bem claro a partir dos resultados desta e de outras investigações é que as capacidades de moderação de conteúdo e sistemas de integridade [do Facebook] criados para mitigar o risco em períodos de eleição simplesmente não funcionam”, afirmou um representante da Global Witness.
Leia Também: Facebook e Instagram dizem eliminar 'fake news' sobre eleições no Brasil