Tendo em conta que a atmosfera de Marte é composta sobretudo por dióxido de carbono, há algum tempo que os investigadores de todo o mundo procuram perceber como seria possível sustentar vida humana no ‘Planeta Vermelho’.
Pois bem, conta o Digital Trends que um grupo de investigadores confirmou que uma experiência em Marte conseguiu produzir oxigénio “uma grande variedade de condições atmosféricas”. O sucesso foi alcançado com o MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment a bordo do Perseverance) desenvolvido pelo MIT, que em abril se tornou a primeira máquina a produzir oxigénio em outro planeta.
O sucesso desta experiência foi confirmado esta semana quando o MOXIE conseguiu produzir oxigénio em sete experiências diferentes, tanto em diferentes fases do dia em Marte como também nas diferentes estações do planeta. Todavia, a equipa adianta que ainda tem de realizar estas experiências ao amanhecer e anoitecer, sendo estes os únicos períodos em que a experiência tem de ser concluída para o MOXIE ser declarado um sucesso.
Serve notar que a experiência não servirá apenas para procurar produzir oxigénio em Marte, com os cientistas a também estarem interessados em desenvolver métodos para armazenar oxigénio no planeta. Para o sistema vir a ser utilizado por astronautas em Marte, os investigadores também terão de procurar aumentar a capacidade da máquina que permita elevar a produção.
Leia Também: NASA anuncia lançamento de novo foguetão lunar no sábado