NASA volta a adiar lançamento de foguete lunar devido a potencial furacão
A NASA adiou o lançamento do seu novo foguete lunar, previsto para terça-feira, no âmbito da missão Artemis I, por causa de uma tempestade tropical que deve evoluir para um grande furacão.
© Lusa
Tech Espaço
É a terceira vez no último mês que é adiado o voo de teste do foguete Space Launch System (SLS), que deve levar até à órbita lunar manequins em vez de astronautas, numa tentativa de continuação do programa Apolo, que levou o homem a pousar na lua e decorreu até há cerca de meio século.
Fugas de combustível (hidrogénio) e outros problemas técnicos causaram os adiamentos anteriores.
O adiamento está relacionado com a tempestade tropical Ian, atualmente em agitação nas Caraíbas, que deve evoluir para furacão na segunda-feira e atingir a costa do Golfo da Florida na quinta-feira, seguindo depois um caminho que pode incluir o Centro Espacial Kennedy, da NASA.
Dadas as incertezas da previsão, a NASA decidiu hoje renunciar à tentativa de lançamento planeada para terça-feira e, em vez disso, preparar o foguete de 98 metros para um possível regresso ao seu hangar.
Será decidido no domingo se o SLS será retirado da plataforma de lançamento.
Se o foguete permanecer na plataforma, a NASA pode realizar uma tentativa de lançamento em 02 de outubro, mas, caso tenha de ser retirado, o voo de teste provavelmente só poderá ocorrer em novembro.
O foguete Space Launch System é o mais poderoso já construído pela NASA.
Caso o seu primeiro voo de teste corra bem, astronautas poderão ir a bordo numa próxima missão, em 2024, e conseguir que duas pessoas pousem na lua em 2025.
Leia Também: NASA acredita que poderá lançar foguetão na próxima semana
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com