A app de vídeos de curta duração TikTok pode vir a ser alvo de uma multa no valor de 27 milhões de libras (cerca de 30,3 milhões de euros) passada pelo regulador britânico Information Commissioner’s Office (ICO).
De acordo com o The Guardian, a ICO tem investigado o TikTok a respeito da proteção da privacidade dos utilizadores mais jovens, descobrindo que a aplicação terá violado a lei de proteção de dados entre maio de 2018 e julho de 2020. Alegadamente, os dados de crianças menores de 13 anos terão sido processador sem o devido consentimento dos pais.
“Todos queremos que as crianças possam aprender e desfrutar do mundo digital, mas com as devidas proteções de privacidade”, afirmou o comissário da ICO, John Edwards. “As empresas que providenciam serviços digitais têm o dever legal de implementar essas proteções mas, de acordo com a nossa análise, o TikTok terá ficado aquém dessa exigência”.
A multa que poderá ser imposta pela ICO é calculada de acordo com a receita anual do TikTok, com o valor a corresponder a 4%.
Leia Também: Rival do Instagram e do TikTok planeia cobrar por novas opções