Há muitas teorias a respeito da bateria dos nossos dispositivos eletrónicos. Enquanto uns pensam que é importante nunca deixar o telemóvel ligado à tomada quando a bateria já está 100% carregada, outros acham que o melhor mesmo é deixar a bateria ser completamente descarregada antes de começar a carregar novamente.
Há algo, no entanto, que deve ter em conta e é o facto de as baterias atuais serem compostas por lítio. Como nota o CanalTech, isto faz com que a forma de abordar o carregamento de um telemóvel (por exemplo) tenha de ser encarado de uma forma diferente do que há uns anos atrás.
Diz a publicação que o ideal é começar a carregar o telemóvel quando este estiver entre os 30 e os 50% de bateria, evitando deixar o telemóvel ir abaixo dos 20%. Isto porque, quando a energia da bateria vai abaixo dos 20%, faz com que este componente se desgaste mais rapidamente e a vida útil seja prejudicada.
Em vez de carregar durante períodos mais prolongados, a ‘estratégia’ a adotar deve ser dar prioridade a carregamentos mais frequentes ao longo do dia - seja no carro, no trabalho ou até em momentos de lazer em que não precise do telemóvel.
Leia Também: Google poderá lançar novo telemóvel em mais países