Vai ao Mundial do Qatar? Há mais uma preocupação para adicionar à lista
O governo do Qatar exige que os visitantes do país instalem duas apps nos respetivos telemóveis, as quais podem ser consideradas ‘spyware’.
© Getty Images
Tech Privacidade
Falta cerca de um mês para começar o Mundial do Qatar e, naturalmente, todos os profissionais do mundo de futebol, jornalistas e adeptos que têm essa possibilidade já começam a ‘fazer as malas’ para a viagem. Porém, parece que há mais uma preocupação na (já longa) lista que os visitantes do Qatar devem adicionar.
Como contam os responsáveis de segurança da NRK, o governo do Qatar está a obrigar todos os visitantes do país a instalarem duas aplicações nos respectivos telemóveis: a Ehteraz e a Hayya.
A Ehteraz pode ser considerada um meio destinada ao rastreamento de Covid-19 mas, neste caso, esta app consegue manipular o telemóvel do utilizador, sobrepôr-se ao software instalado e ainda desativar o ecrã de bloqueio.
Há ainda a Hayya, uma aplicação com informações sobre os jogos do Mundial que tem permissão para partilhar informações contidas no telemóvel do utilizador.
O facto destas duas aplicações darem aos oficiais do governo do Qatar acesso aos telemóveis dos utilizadores faz com que os especialistas de segurança as considerem ‘spyware’ - software criado para espiar dispositivos alheios.
“O meu trabalho não é dar conselhos de viagem mas, pessoalmente, nunca levaria o meu telemóvel para uma visita ao Qatar”, adianta o responsável de segurança da NRK, Øyvind Vasaasen.
Leia Também: Problemas em apps de bancos deveram-se a "picos inusitados de procura"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com