À medida que as agências espaciais vão avançando nos seus planos para lançar mais missões para o Espaço e até começar a colonizar algumas áreas próximas do nosso planeta, chegam também alguns propostas e hipóteses que ainda não haviam sido levantadas.
Um novo estudo publicado na revista científica Frontiers in Astronomy and Space Sciences (via BGR) sugere a ideia de usar asteroides para construir estações espaciais. Entre as vantagens estão não só o espaço para construir a estrutura necessária, como ainda o facto destes corpos celestes poderem ajudar a proteger os ocupantes de radiação.
Além destas vantagens, asteroides ricos em metais raros ajudariam a providenciar recursos mais facilmente e também a conseguir elevadas somas de dinheiro para outros usos. Por outro lado, o estudo indica que minerar o interior destes asteroides poderia enfraquecer a rotação - a qual é considerada essencial para conseguir gravidade artificial.
Ainda que não sejam respondidas todas as questões ou solucionados todos os obstáculos sobre esta hipótese, é interessante ver que os investigadores estão a olhar para vários elementos de forma a encontrar propostas viáveis para sustentar a exploração espacial no futuro.
Leia Também: Açores querem lançar voos suborbitais a partir de outubro de 2023