Desenvolvido pela empresa de pesquisa e implantação de inteligência artificial (IA) OpenAI - originalmente uma organização sem fins lucrativos cofundada por Elon Musk - o ChatGPT é um 'chatbot' gratuito que recorre à inteligência artificial para dialogar, de forma semelhante ao discurso humano, com os utilizadores.
Desde o seu lançamento inicial, em novembro, o software viralizou pelas respostas detalhadas e complexas, desde apontar erros de código de programação escondidos até sugerir receitas de pratos sem carboidratos.
O ChatGPT é o "momento iPhone" da indústria da computação e o maior feito deste setor nos últimos anos, defendeu Jensen Huang, CEO da Nvidia.
De acordo com o próprio, durante um discurso na Berkeley Haas University, o ChatGPT "democratizou" o uso de IA na computação.
"Em primeiro lugar, o ChatGPT é algo muito, mas muito grande. Em poucos dias já alcançou dezenas de milhões de pessoas. Provavelmente mais do que 5 e menos de 30, mas o mais impressionante é que todos estão a usá-lo pelas mais diversas razões e estão a achar maravilhoso. Isto é um milagre", disse, afirmando ainda que "isto não é diferente de quando os browsers foram criados e alguém passou a noite a desenvolver o Javascript que surpreendeu a todos".
Ou "quando o iPhone chegou e alguém escreveu um programa que permitia fazer o download de uma aplicação dentro da App Store", continuou, concluindo: "Antes que caia em si, é algo como o Spotify. Sabe-se logo que é impressionante. E isso vai acontecer agora. O que a OpenAI fez, criou genuinamente uma das maiores coisas já vistas na computação. Só tem que ensiná-la a usar a prompt para criar um programa inteiro, fazer algo por si ou automatizar algum processo."
Leia Também: Cientista: ChatGPT vai acelerar tarefas laborais, mas anular profissões