Foi às 21h24 (hora de Lisboa) desta segunda-feira, dia 20 de março, que teve início a primavera na hemisfério norte, um fenómeno também conhecido na astronomia como equinócio.
Mais associado a uma maior duração dos períodos de Sol e a um aumento da temperatura, o equinócio é definido na astronomia como o momento em que o Sol cruza o plano do equador celeste. “No equinócio, a Terra atinge um ponto da sua órbita no qual a incidência dos raios solares é igual em todas as latitudes”, pode ler-se no site do Observatório Astronómico de Lisboa.
Este equinócio ocorre no momento em que o eixo da Terra - normalmente com uma inclinação de 23,5 graus - se alinha com o Sol. Na prática, isto significa que se estiver em pé às 12h00 na linha do equador, o Sol parecerá estar diretamente sobre a sua cabeça e a sua sombra estará reduzida ao mínimo possível.
Serve recordar que, apesar de no hemisfério norte o dia 20 de março ter representado a chegada da primavera, no hemisfério sul acabam de entrar na estação do outono.
Leia Também: Investigadores desenvolvem material para construir casas em Marte