O cofundador da Microsoft e filantropo Bill Gates é um conhecido entusiasta de Inteligência Artificial (IA) e, numa carta publicada no seu próprio site, aproveitou para partilhar a visão que tem para esta tecnologia e a forma como será implementada na sociedade em que vivemos.
A carta, que recebeu o título “O início da Era da Inteligência Artificial”, serve sobretudo para Gates se mostrar entusiasmado, notando que poderá ser implementada tanto na área da educação como na da saúde.
“Mesmo quando a tecnologia seja aperfeiçoada, a aprendizagem continuará a depender de grandes relações entre estudantes e professores”, pode ler-se na carta. “Vai melhorar - mas nunca substituir - o trabalho que os estudantes e os professores fazem em conjunto na sala de aula”.
Gates refere que a IA poderá ajudar os professores a elaborar um plano de aprendizagem para os estudantes, ajudando ainda a avaliar os conhecimentos obtidos durante as aulas.
Quanto à saúde, Gates acredita que a IA deverá ‘libertar’ os profissionais desta área de tarefas mais burocráticas, como formulários de seguro e outros relatórios de consultas. Desta forma, os profissionais da área da saúde conseguirão passar mais tempo a acompanhar os próprios pacientes.
Leia Também: Bill Gates: A ChatGPT "vai mudar o mundo"