A OpenAI, a empresa responsável pelo desenvolvimento da ferramenta de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT, foi fundada em 2015 por um pequeno grupo que inclui o atual CEO, Sam Altman, e também Elon Musk - o conhecido líder da Tesla, da SpaceX e, mais recente, do Twitter.
Pois bem, de acordo com uma notícia avançada pelo site Semafor, Elon Musk tentou, no começo de 2018, tomar controlo da empresa. Alegadamente, Musk temia que o trabalho da OpenAI pudesse ser ultrapassado pela Google. A proposta de Musk de liderar a OpenAI foi recusada pelos outros fundadores e o empresário acabou por abandonar, no mesmo ano, a tecnológica.
Na altura Musk citou conflitos de interesses entre a OpenAI e a Tesla, contribuindo com ‘apenas’ 100 milhões de dólares (93 milhões de euros) para a empresa quando anteriormente havia prometido um financiamento de mil milhões de dólares (930 milhões de euros).
Entretanto a OpenAI acabou por receber vários milhões de dólares em financiamento da Microsoft, que tem implementado a tecnologia de IA da empresa nos seus serviços e produtos.
Leia Também: OMS acusa Elon Musk de divulgar 'fake news'