Criado pela Câmara Municipal de Barcelona, o projeto chega a Lisboa para "estabelecer pontes e sinergias" entre a cidade espanhola, que é capital da comunidade autónoma da Catalunha, e a capital portuguesa, promovendo ligações a nível institucional e económico e procurando dinamismo e projeção internacional.
Em comunicado, a autarquia catalã refere que a instalação itinerante Plaça de Barcelona será inaugurada na sexta-feira, 31 de março, e estará disponível para visita, com entrada gratuita, até domingo, 02 de abril, no Parque Eduardo VII, junto à Praça Marquês de Pombal, em Lisboa.
Além de tecnologia imersiva para apresentar a cidade de Barcelona de um ponto de vista diferente, o protejo inclui atividades sobre 'startups', 'videogaming', indústrias criativas, 'Green Deal' [Pacto Verde Europeu] e gastronomia, com o objetivo de "dar a conhecer a projeção internacional da capital catalã, promover o talento digital e a nova economia".
A instalação Plaça de Barcelona na capital portuguesa vai estar "integrada na programação de inovação do Sónar Lisboa, um festival de música, criatividade e tecnologia de origem catalã e que este ano celebra o seu trigésimo aniversário", informa a autarquia catalã.
De acordo com a Câmara Municipal de Barcelona, o projeto pretende oferecer "uma experiência imersiva aos seus visitantes, combinada com a realidade virtual, assim como diferentes atividades, conferências e mesas redondas que reunirão instituições e empresas dos setores tecnológicos de ambas as cidades", para partilha de ideias, troca de opiniões e busca de oportunidades de negócios e desafios.
"O foco será o dinamismo da economia impulsionado pelas empresas tecnológicas em Barcelona e Lisboa", frisa a autarquia catalã.
Citado na nota, Pau Solanilla, comissário para a promoção da cidade de Barcelona, salienta que a escolha de Lisboa como a primeira paragem internacional do projeto "não é uma mera coincidência".
"É notável, no decorrer dos últimos anos, um claro compromisso de Portugal em atrair talento, 'startups' e empresas internacionais. Lisboa está no centro deste dinamismo, impulsionando a inovação e encontrando o seu nicho, tornando-se uma referência no setor da tecnologia. Neste sentido, o potencial da colaboração entre Barcelona e Lisboa é claro e estamos convencidos de que esta ação será muito enriquecedora", declara Pau Solanilla.
A inauguração do projeto Plaça de Barcelona, na sexta-feira, às 12:00, vai contar com a presença de Félix Ortega, diretor-geral de Barcelona Activa, a agência de promoção económica da Câmara Municipal de Barcelona, e de Margarida Figueiredo, diretora de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.
Entre as atividades promovidas pelo projeto, há palestras sobre os ecossistemas digitais de Barcelona e Lisboa como agentes de mudança para o desenvolvimento socioeconómico das cidades, com a participação da Barcelona Activa, Startup Lisboa e Tech Barcelona; o setor do 'videogaming', com Frédo Sanz (CEO da Antiloop, sediada em Barcelona) e Joana Franco (artista de videojogos na Nerd Monkeys - sediada em Lisboa); as indústrias criativas, com representantes do Disseny Hub Barcelona, Trojan Horse was a Unicorn, OFFF Festival e a exposição Digital Impact; a sustentabilidade e o caminho a seguir com o exemplo do Green Deal de Barcelona; e o primeiro Universities Challange criativo, com a participação de instituições de ambas as cidades (FBAUP, IADE, ESAD.CR - Politécnico de Leiria, Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa).
O evento conta ainda com uma mostra do papel da gastronomia na atração de turistas para Barcelona.
Leia Também: Detido homem na Catalunha com 500 quilos de explosivos