Uma série de investigadores de Inteligência Artificial (IA) e outras personalidades da área tecnológica - como o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e o líder da Tesla, Elon Musk - fizeram um apelo a que fosse suspenso o desenvolvimento desta tecnologia.
A intenção deste apelo é que seja suspenso o desenvolvimento de IAs mais poderosas do que a GPT-4 (a mais recente versão da IA da OpenAI) por um período de seis meses. O receio é que novo desenvolvimento coloque “profundos riscos à sociedade e humanidade”.
“A Inteligência Artificial representa uma mudança profunda na história da vida na Terra e deve ser planeada e gerida com um cuidado e recursos proporcionais”, pode ler-se na carta aberta. “Infelizmente, este nível de planeado e gestão não se estão a verificar, mesmo que nos últimos meses tenhamos visto encerramentos de laboratórios de IA e uma corrida descontrolada para desenvolvimento e lançar mentes digitais cada vez mais moderadas que ninguém - nem mesmo os próprios criadores - conseguem compreender, prever ou controlar de forma fiável”.
A carta em questão nota também alguns dos riscos colocados pelo desenvolvimento desgovernado de IA, nomeadamente a disseminação descontrolada de desinformação, os crescentes níveis de desemprego e, por conseguinte, perder o controlo da humanidade.
Leia Também: Autor do 'Papa Rapper' admite que situação pode ter ido longe demais