Um grupo de investigadores na área da cibersegurança da Action Fraud no Reino Unido lançou o alerta para um esquema que voltou a ter os utilizadores do WhatsApp como alvos. O esquema usa um código de números com seis dígitos e já foi usado no passado de forma a ter acesso total aos dispositivos móveis, assim como ao conteúdo nele armazenado.
Tudo começa com a chegada de uma mensagem de um amigo no que parece ser uma conversa normal. Ao mesmo tempo, o alvo deste esquema recebe também um código de seis dígitos, com o seu contacto a indicar que o código foi enviado por engano e a pedir para que seja reencaminhado.
Caso isto aconteça consigo aconselha-se a que pare de imediato a conversa. Como conta o Mirror, o burlão precisa de receber este código para ter acesso total ao seu WhatsApp. Caso envie o código pode até mesmo ficar sem acesso à sua conta.
Os conselhos para lidar com este tipo de situação não podem muito ao habitual e consistem em tentar contactar por chamada de voz qualquer pessoa que lhe faça um pedido fora do habitual. A autenticação por dois fatores também deve ser ativada de forma a ter uma camada extra de proteção e, por fim, bloquear e denunciar qualquer contacto suspeito.
Leia Também: "Mais um?". Eis como deixar de ser adicionado a grupos no WhatsApp