Uma série de aplicações de mensagens equipadas com encriptação - entre elas as populares WhatsApp, Signal, Threema e Viber - uniram-se para combater uma proposta de lei do Reino Unido, a qual dizem prejudicar a encriptação destes serviços.
Como conta o site The Verge, a Online Safety Bill está a ser mal vista por dar ao governo britânico e ao regulador de comunicações, a OFCOM, poder para aceder aos conteúdos de conversas nestas apps. Ao dar este acesso, as empresas notam que a encriptação (e portanto a privacidade dos clientes) estará mais vulnerável.
“A lei não oferece qualquer proteção explícita a encriptação e, se for implementada conforme está escrita, poderá permitir à OFCOM tentar forçar a análise de mensagens privadas em serviços de comunicação com encriptação de ponta a ponta - anulando portanto o propósito da encriptação como resultado de comprometer a privacidade de todos os utilizadores”, pode ler-se na carta aberta.
Por outro lado, um oficial do governo britânico rejeito que a lei pretende enfraquecer encriptação destes serviços e afirmou à BBC que “as empresas tecnológicas têm o dever moral de garantir que não estão a ignorar os níveis inéditos de abuso sexual de crianças nas suas plataformas”.
Leia Também: Será mais difícil roubar a conta de WhatsApp