A entidade reguladora de Espanha para a concorrência - a Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC) - decidiu aplicar uma multa no valor de 194,1 milhões de euros à Amazon e a Apple.
A multa diz respeito a um acordo que terá sido feito entre as duas empresas em 2018 e que fez da Amazon uma vendedora autorizada da Apple, com o acordo em questão a ter resultado ainda no bloqueio de 90% dos vendedores de produtos da ‘Empresa da Maçã’.
Mais ainda, a Amazon também impediu que vendedores fora de Espanha conseguissem alcançar os utilizadores espanhóis. Desta forma, os preços de dispositivos da Apple na Amazon em Espanha foram mais altos.
“As duas empresas limitaram sem justificação o número de vendedores de produtos da Apple no site da Amazon em Espanha”, pode ler-se no comunicado oficial da CNMC partilhado pela Reuters, que refere que a Apple foi multada em 143,6 milhões de euros e a Amazon em 50.5 milhões de euros.
Entretanto, a Apple veio a público “rejeitar a sugestão de que a Amazon beneficia de excluir vendedores na sua plataforma”, notando que o objetivo era apenas combater a venda de produtos contrafeitos.
Leia Também: Interessado no iPhone 15? Aqui tem algumas fotografias