Depois de Elon Musk anunciar a mudança de nome do Twitter para 'X', surgiram várias questões sobre a viabilidade da mudança de nome - desde os trocadilhos com funcionalidades no site, ao facto de, aparentemente, a Microsoft e o Facebook já terem registados produtos com o nome 'X'.
Outra questão colocada centrou-se à volta do nome do Twitter na própria rede social, já que, previsivelmente, o 'handle' 'X' já tinha sido há muito reclamado.
Em entrevista ao site Mashable, o detentor do cobiçado 'handle', Gene X. Hwang, um empresário que se registou na rede social como 'X' há 16 anos, contou que esperava uma recompensa maior, uma oferta ou algo mais oficioso. Até porque, admitiu o próprio, era inevitável que o Twitter viesse reclamar o código único a cada utilizador.
Em vez disso, Hwang não recebeu absolutamente nada.
"Recebi um e-mail a dizer-me basicamente que iam retirar-me", explicou o empresário numa troca de e-mails com o jornalista Matt Binder, especialista em cobrir a rede social.
Hwang acrescentou que o 'X' ofereceu-lhe um "'handle' alternativo, com todo o histórico da conta @x", para que tudo o que publicou nos últimos 16 anos continue ativo. Mas o nome de utilizador oferecido pela rede social não foi propriamente memorável. Agora, o 'handle' @x é... @x12345678998765.
Alls well that ends well
— x (@x12345678998765) July 26, 2023
Não houve qualquer conversa ou negociação por causa do nome 'X' mas, como esclarece o Mashable, a empresa não está obrigada a fazê-lo, a não ser que estejam em causa questões de marcas registadas. No entanto, a empresa chegou a considerar um serviço que permitira aos utilizadores comprar os 'handles' de cada um, pelo que os 52 mil seguidores de Hwang esperavam por uma oferta.
Ainda assim, Hwang teve direito a uma pequena compensação não-financeira no mesmo e-mail. "Algum 'merchandise' e conhecer os gestores que quisesse", acrescentou.
Leia Também: ...'Er'? Remoção do logótipo do Twitter interrompida pelas autoridades