A Netflix lançou em alguns territórios onde está presente um plano de subscrição com publicidade integrada, com o site Puck a indicar que o objetivo da empresa pode ser avaliar quantos anúncios publicitários os seus espetadores estão dispostos a ver.
Isto porque, alegadamente, a Netflix está a considerar lançar uma versão gratuita (com anúncios) do seu serviço de streaming.
A ideia será lançar esta versão gratuita onde o crescimento de subscritores da Netflix possa ter estagnado, criando ao mesmo tempo um ‘fosso’ maior entre esta versão e os planos pagos - cujo preço tem aumento consistentemente ao longo dos últimos anos.
Ao mesmo tempo, esta versão gratuita da Netflix ajudaria a empresa a competir com aquele que pode ser encarado como o seu maior rival - o YouTube - assim como o crescente segmento de televisão gratuita com anúncios (conhecida como FAST).
O CEO da Netflix, Ted Sarandos, afirmou em janeiro que a empresa está “aberta a todos os diferentes modelos disponíveis”, apontando que o modelo FAST está a ser considerado com olhar atento.
Leia Também: Netflix provoca polémica ao procurar especialista em IA durante greves