Foi no passado mês de julho que a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou para o Espaço o telescópio espacial europeu Euclid, dedicado ao estudo de energia e matéria escuras. Agora, cerca de um mês depois do lançamento, o Euclid partilhou as primeiras imagens que observou.
Tal como aconteceu com as primeiras imagens enviadas para a Terra pelo James Webb, estas primeiras imagens têm como intuito confirmar que todos os instrumentos a bordo do Euclid se encontram operacionais. Mais especificamente, estas imagens indicam que os instrumentos - um que capta imagens na parte visível do espectro electromagnético e outro na radiação infravermelha - estão a funcionar como pretendido.
Mais do que isso, as imagens revelam o verdadeiro poder do Euclid e a quantidade de detalhes que o telescópio consegue captar, mesmo sem ter nenhum objeto específico como ‘alvo’.
Parte do objetivo do Euclid é responder a algumas das perguntas que mais tem fascinado a comunidade científica: qual o papel da matéria e energia escuras na expansão do Universo. É provável que dentro de algum tempo - e à medida que os investigadores comecem a puxar pelos ‘limites’ do Euclid - tenhamos direito a imagens mais definidas e detalhadas.
© ESA
Leia Também: Superlua de agosto brilhou nos céus. É a primeira de duas (este mês)