Se pretende organizar melhor a sua página inicial do YouTube e dar alguma ordem às recomendações, vídeos de canais subscritores e Shorts interessantes, recomendamos que faça algo quanto ao histórico de visualizações na plataforma.
Uma forma de o fazer é interromper temporariamente o histórico de visualizações do YouTube e, quem sabe, até apagar parte desse histórico de vídeos já vistos.
Para conseguir pausar a acumulação de histórico do YouTube deverá ir à app/site da plataforma, clicar na sua imagem de perfil no canto superior direito e ir até à opção ‘Os seus dados no YouTube’.
Uma vez aqui, será levado para um painel de controlo e deve entrar na área ‘Controlos do YouTube’, onde deverá ver logo por baixo de ‘Histórico de visualizações do YouTube’ um botão ‘Ativada’. Clique neste botão e será levado para uma nova página onde terá acesso aos controlos de atividade.
Logo nas primeiras opções desta página encontrará o botão de ‘Desativar’, surgindo uma notificação que ao fazer isto poderá “limitar ou desativar experiências mais personalizadas nos serviços Google” e que “esta definição será colocada em pausa em todos os sites, apps e dispositivos com sessão iniciada nesta conta”.
Caso esteja pronto para o fazer pode desativar esta definição, fazendo o mesmo caminho até aqui para retomar o histórico de visualizações no YouTube.
Por outro lado, se quiser apagar o histórico de visualizações no YouTube e ter uma página inicial mais ‘limpa’, deverá ir até aos ‘Controlos do YouTube’ novamente e entrar na opção ‘Faça a gestão do seu Histórico de visualizações do YouTube’.
Será então levado para uma nova página onde poderá ter um controlo mais granular a respeito da eliminação de histórico de visualizações do YouTube. Poderá escolher apagar o histórico automaticamente após 3, 18 ou 36 meses e até eliminar manualmente. Será dada a opção de apagar apenas o histórico de visualizações do dia, de um intervalo personalizado ou até de todos os vídeos que já viu na plataforma.
Caso pretenda ter algo parecido a um ‘recomeço’ na plataforma, recomendamos que tome estas duas ações para começar a ver mudanças significativas na forma como usa o YouTube.
Leia Também: Empresa de hambúrgueres processa MrBeast em 100 milhões de dólares