É com o mês de agosto prestes a terminar que terá a oportunidade de lhe dizer adeus em beleza, com uma superlua muito especial que só voltará a acontecer em 2037 - a ‘Lua Azul’, que será a segunda superlua no espaço de um mês.
O nome deste fenómeno não está relacionado propriamente com uma tonalidade especial do satélite natural, mas sim com a raridade do acontecimento. O nome surge relacionado com a expressão em inglês “once in a blue moon”, que diz respeito a algo particularmente raro.
De resto, a superlua desta quarta-feira, dia 30, será como tantas outras. Durante este fenómeno é possível observar a Lua quando esta se encontra na fase de lua cheia e no seu perigeu. Isto é, quando está no ponto da sua órbita mais perto do nosso planeta - a 357,344 quilómetros de distância, o que representa 50 mil quilómetros mais perto da Terra do que é habitual.
Por isso já sabe, se as condições meteorológicas estiverem favoráveis e tiver um tempinho livre após o pôr do sol, sugerimos olhar para a ‘Lua Azul’ para aproveitar este fenómeno.
[Notícia atualizada às 08:53]
Leia Também: Esta pode ser a fotografia mais bela da chuva de meteoros de agosto