Uma investigação levada a cabo pela Global Witness indica que os algoritmos de recomendação de conteúdo do X (ex-Twitter) e do TikTok favorecem conteúdo de extrema-direita na Alemanha.
O alerta da organização não governamental antes das eleições na Alemanha, marcadas para este domingo, dia 23. A investigação concluiu que o conteúdo apresentado a novos utilizadores no separador ‘For You’ é favorável ao partido de extrema-direita AfD.
Na verdade, 78% do conteúdo político apresentado no TikTok a novos utilizadores era favorável ao partido AfD. No X, verificou-se que o conteúdo favorável a este partido era de 64%.
“Uma das nossas principais preocupações é não sabermos porque é que determinado conteúdo nos foi sugerido. Descobrimos estas provas que sugerem favorecimento, mas ainda há falta de transparência das plataformas sobre como os sistemas de recomendação funcionam”, notou uma ativista que analisa ameaças digitais para a Global Witness, Ellen Judson.
“A minha melhor inferência é que este é um tipo de efeito colateral não intencional de algoritmos que se baseiam em impulsionar a interação e que isto é o que acontece quando, essencialmente, as empresas que foram concebidas para maximizar a interação dos utilizadores acabam por se tornar estes espaços para discussão democrática - existe um conflito entre os imperativos comerciais, o interesse público e os objetivos democráticos”, explicou Judson ao site TechCrunch.
Leia Também: China condena TikTok a pagar 11 milhões de euros por plágio de código