Aos 355 dias, Frank Rubio quebrou o recorde da agência espacial norte-americana NASA como o astronauta norte-americano há mais tempo no espaço, naquela que é simultaneamente a missão mais longa por um astronauta dos Estados Unidos.
Rubio está na Estação Espacial Internacional desde o dia 21 de setembro de 2022, embarcando a bordo de uma cápsula russa Soyuz para uma missão que, na altura, achava que seria de apenas seis meses. No entanto, em dezembro de 2022, uma avaria na nave que levou o astronauta e dois colegas cosmonautas russos levou a que os oficiais da Roscosmos, a agência russa, considerasse que a nave fosse demasiado insegura.
Uma segunda cápsula Soyuz foi enviada pela Rússia em fevereiro deste ano, mas Rubio teve de esperar até setembro para que os russos preparassem o próximo veículo, que levará uma nova tripulação de dois cosmonautas e um astronauta da NASA na próxima sexta-feira.
Para já, espera-se que Frank Rubio volte à Terra no dia 27 de setembro. O recorde de 355 dias em órbita por um astronauta norte-americano era, até às 18h40 (hora de Lisboa) de segunda-feira, detido por Mark Vande Hei, que fez questão de marcar a data no controlo da NASA, numa conversa com Rubio.
Na conversa, Rubio salientou o apoio da sua família, que esperou bem mais tempo do que esperava. "A resiliência da minha mulher e filhos foi demonstrada. Eles enfrentaram muitos desafios ao longo do último ano e mantiveram-se felizes durante todo o processo. Estou incrivelmente grato por eles", vincou.
Astronaut Mark Vande Hei “passes the torch” to astronaut Frank Rubio, who just beat his record for single longest US spaceflight.
— NASA (@NASA) September 12, 2023
Rubio’s extended stay aboard the @Space_Station helps us see how the human body reacts to microgravity, and informs future missions to deep space. pic.twitter.com/crhO3lDgXR
Caso a data de regresso se mantenha e chegando aos 371 dias em órbita, o astronauta pode ficar na história por um número mais redondo, como o primeiro norte-americano a passar um ano inteiro no espaço.
Ainda assim, Frank Rubio continua longe do recorde mundial de mais dias passados no espaço de forma consecutiva. Essa marca pertence ainda a Valeri Polyakov, o cosmonauta russo que passou 437 dias consecutivos na antiga estação espacial russa Mir, entre janeiro de 1994 e março de 1995.
Outro russo, Gennadi Padalka, mantém-se isolado como a pessoa que passou mais dias no espaço, alocando 879 dias em órbita ao longo de cinco missões diferentes, até voltar em definitivo em 2015.
Leia Também: Uma das mais esperadas missões da NASA já tem data de lançamento