NASA conseguiu gerar oxigénio em Marte

A agência refere que um instrumento a bordo do Perseverance conseguiu gerar oxigénio suficiente para que um cão pequeno pudesse respirar durante dez horas.

Notícia

© Twitter / @NASAJPL

Miguel Dias
18/09/2023 08:19 ‧ 18/09/2023 por Miguel Dias

Tech

Espaço

Um pequeno dispositivo instalado no rover Perseverance - de nome Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (ou MOXIE) - permitiu à NASA provar que é possível gerar oxigénio a partir da atmosfera de Marte composta por grandes quantidades de dióxido de carbono.

A notícia foi partilhada pela NASA por via de uma publicação na rede social X (ou Twitter), onde a agência espacial norte-americana sublinha a importância deste avanço. “Esta tecnologia pode abrir caminho para que futuros exploradores façam o seu próprio combustível de foguetões ou ar respirável”, pode ler-se no ‘tweet’ partilhado pela NASA.

O teste da NASA fez com que o MOXIE criasse oxigénio em Marte 16 vezes seguidas, com a agência a acrescentar que, durante o período de dois anos em que o Perseverance está em Marte, o instrumento gerou oxigénio suficiente para que um cão pudesse respirar durante dez horas.

Há, naturalmente, ainda um longo caminho a percorrer mas, com este avanço, fica claro que a NASA continua a trabalhar para solucionar alguns desafios colocados pela exploração espacial no futuro.

Leia Também: NASA apontará diretor para estudar Fenómenos Anómalos Não Identificados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas