Um pequeno dispositivo instalado no rover Perseverance - de nome Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (ou MOXIE) - permitiu à NASA provar que é possível gerar oxigénio a partir da atmosfera de Marte composta por grandes quantidades de dióxido de carbono.
A notícia foi partilhada pela NASA por via de uma publicação na rede social X (ou Twitter), onde a agência espacial norte-americana sublinha a importância deste avanço. “Esta tecnologia pode abrir caminho para que futuros exploradores façam o seu próprio combustível de foguetões ou ar respirável”, pode ler-se no ‘tweet’ partilhado pela NASA.
O teste da NASA fez com que o MOXIE criasse oxigénio em Marte 16 vezes seguidas, com a agência a acrescentar que, durante o período de dois anos em que o Perseverance está em Marte, o instrumento gerou oxigénio suficiente para que um cão pudesse respirar durante dez horas.
Há, naturalmente, ainda um longo caminho a percorrer mas, com este avanço, fica claro que a NASA continua a trabalhar para solucionar alguns desafios colocados pela exploração espacial no futuro.
It’s mission accomplished for my MOXIE instrument!
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) September 7, 2023
I brought this device to test making oxygen from Mars’ CO2 atmosphere, and it worked great. This tech could pave the way for future explorers to make their own rocket fuel and breathable air.
More: https://t.co/BR2GqQtWDs pic.twitter.com/okFg8YyUvy
Leia Também: NASA apontará diretor para estudar Fenómenos Anómalos Não Identificados