A rede social X (ou Twitter) tem estado a ser alvo de críticas devido à desinformação a ser disseminada na plataforma sobre o atual conflito entre Israel e o grupo Hamas, com o líder Elon Musk a ser particularmente visado pela mudança de políticas que tornaram este problema ainda maior do que era anteriormente.
O professor da Universidade de Cambridge e diretor do Cambridge Social Decision-Making Laboratory, Sander van der Linden, afirma mesmo em conversa com o Business Insider que Musk é responsável direto pela disseminação que pode ser vista na plataforma digital.
“Estou bastante confiante em dizer que muito do que estamos a ver agora é o resultado direto das mudanças de política que foram implementadas por Elon Musk”, nota van der Linden.
“O facto de as pessoas com contas verificadas conseguirem monetizar o seu conteúdo significa que têm o incentivo errado. Foram incentivadas a disseminar conteúdo que vai ter interações, cliques e render-lhes dinheiro. Não importa as imagens polarizadas que possam encontrar, sejam elas reais ou falsas, vão obter cliques”, explicou o professor universitário.
Sublinhar que Musk foi recentemente visado por uma carta aberta do comissário europeu Thierry Breton, que fez notar ao empresário as responsabilidades no combate à desinformação digital.
Leia Também: Israel. Musk pressionado a combater desinformação na rede social X