A Google e Apple terão desativado em Israel e Gaza uma funcionalidade nas respectivas aplicações de navegação que permite ter informações de trânsito em tempo real, adianta a Bloomberg.
Fontes da Bloomberg indicam que esta desativação terá sido feita a pedido das Forças de Defesa de Israel, especulando possa ser indicador de uma invasão iminente a Gaza. Todavia, a Google nota que desativar o trânsito em tempo real é uma medida habitual em zonas de conflito.
“Tal como fizemos anteriormente em situações de conflito e em resposta à situação em desenvolvimento na região, desativámos temporariamente a capacidade de ver condições de trânsito em tempo real e informação de empresas em consideração com a segurança das comunidades locais”, afirmou um porta-voz da Google.
De facto, e como recorda o site Engadget, a Google desativou a informação de trânsito em tempo real na Ucrânia quando a Rússia deu início à invasão em fevereiro de 2022. Na altura a tecnológica de Mountain View notou que a decisão foi tomada depois de consultar as autoridades locais.
Leia Também: China investiga tecnológica taiwanesa Foxconn