A NASA parece estar à procura de alternativas para a Mars Sample Return, uma missão criada com o objetivo de enviar amostras do solo de Marte para a Terra de forma a serem analisadas por cientistas e investigadores.
Conta o site BGR que, de acordo com um relatório do Mars Exploration Program Analysis Group, a NASA quer tornar mais realistas o orçamento e calendarização de toda a missão. Notar que o objetivo da NASA é lançar a missão em 2028 para que as amostras cheguem à Terra a meio dos anos 2030.
Atualmente, a Mars Sample Return tem um custo projetado entre os 8 e os 11 mil milhões de dólares. Porém, dado que em 2023 a NASA conseguiu ‘apenas’ 822,3 milhões de dólares em vez dos 949,3 milhões de dólares que havia pedido, os prazos parecem estar cada vez mais irrealistas. A agência espacial acredita que precisar de mais 250 milhões de dólares durante este ano fiscal para manter a missão no calendário estipulado.
De momento não se sabe que tipo de ‘malabarismos’ é que os responsáveis pela Mars Sample Return poderão fazer para concretizar a missão ou que alternativas podem considerar. No entanto, é provável que tenhamos mais notícias ao longo dos próximos meses.
Leia Também: Investigadores têm uma nova teoria sobre o que está no centro de Marte