Escolas na Florida banem por completo uso de telemóvel e reações variam

Se em várias escolas nos Estados Unidos o uso do telemóvel já é proibido durante o tempo de aulas, o distrito escolar de Orange County, na Florida, foi mais longe: o uso do telemóvel é totalmente proibido, mesmo nos tempos livres.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
05/11/2023 08:01 ‧ 05/11/2023 por Notícias ao Minuto

Tech

Telemóveis

Em maio deste ano, o estado norte-americano da Florida aprovou uma lei que obrigava os seus distritos escolares a impor regras que proibissem os alunos de utilizar os telemóveis durante as aulas. As escolas públicas de Orange County decidiram ir mais longe, proibindo o uso dos 'smartphones' durante o dia inteiro, mesmo nos tempos livres.

A história é contada pelo The New York Times, que dá conta de mudanças imediatas: os alunos já não passam os intervalos mergulhados nas suas vidas online, interagindo uns com os outros verbalmente, bem como com os professores.

Mas, para tal, a segurança é apertada: os vigilantes da Escola Secundária Timber Creek, por exemplo, percorrem o espaço escolar num carrinho de golfe, procurando infratores, a quem apreendem os telemóveis caso os encontrem a utilizá-los. Se o mesmo aluno for apanhado, em várias ocasiões, a violar a proibição, poderá mesmo ser suspenso.

As reações não são, no entanto, todas positivas. Se é certo que Nikita McCaskill, professora em Timber Creek, "ama" a medida, que tornou os alunos "mais faladores e mais colaborativos", alguns pupilos queixam-se de ter perdido independência sem os seus telemóveis, sentindo um ambiente semelhante ao de uma prisão.

"Imagine que o dispositivo que usa diariamente para comunicar com outras pessoas desapareceu completamente. Parece completamente isolador", disse Catalina, de 13 anos, estudante no distrito escolar de Orange County, que preferiu manter o apelido anónimo. Se os alunos querem utilizar o telemóvel para contactar os seus familiares, ou para consultar horários online, têm de se dirigir à secretaria da escola e requerer acesso ao dispositivo.

No primeiro dia de aulas na Secundária Timber Creek, foram apreendidos mais de 100 telemóveis, mas o número desceu rapidamente, tal como a quantidade de incidentes relacionados com o bullying. Este é, aliás, um dos objetivos do governo com a proibição do uso de telemóveis em ambiente escolar.

"Este é um passo para ajudar a proteger os nossos jovens e as nossas crianças das garras das redes sociais", disse o deputado estatal republicano Brad Yeager, que patrocinou o projeto. "Também criará uma sala de aula com menos distrações e um melhor ambiente de aprendizagem."

A lei aprovada em maio obriga as escolas públicas da Florida a bloquear o acesso dos estudantes às redes sociais através das redes Wi-Fi das escolas, requerendo aos estabelecimentos de ensino que envolvam os alunos em aulas sobre "como as redes sociais manipulam o comportamento".

Leia Também: Proibir telemóveis não é "solução", mas Conselho deixa decisão às escolas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas