A Sony lançou esta quarta-feira, dia 15, a PlayStation Portal - uma nova portátil que permite aos jogadores desfrutarem de qualquer jogo que tenham instalado nas suas consolas PlayStation 5.
Ao contrário de outras portáteis da Sony como é o caso da PSP e da PS Vita, a PlayStation Portal não consegue apresentar jogos de forma nativa e serve apenas para ‘streaming’. Esta é uma questão importante de esclarecer e que faz da PlayStation Portal um dispositivo bastante diferente do que os jogadores de consola estão habituados a ver. Sim, terá de ter uma PlayStation 5 para desfrutar do PlayStation Portal.
Foi para vermos o que a PlayStation Portal é capaz de fazer que a Sony enviou ao Notícias ao Minuto uma unidade para experimentar e podemos comprovar que, atendendo ao seu conceito, é um produto bem conseguido.
© Notícias ao Minuto
Comecemos primeiro pelo design da PlayStation Portal. Trata-se de uma portátil fiel aos princípios de design e aspeto da PlayStation 5, mais precisamente do comando DualSense. Na verdade, a PlayStation Portal pode ser descrita como um comando DualSense se este fosse dividido ao meio e fosse colocado um ecrã no meio. Estão incluídos todos os botões que os jogadores de PlayStation 5 se habituaram a ver nos seus comandos DualSense, incluindo os analógicos, o D-Pad, partilha de fotografias e vídeo e também os gatilhos adaptativos. Ao lado do ecrã é até possível ter uma suave iluminação semelhante ao que acontece no comando da PlayStation 5.
A PlayStation Portal está equipada com um ecrã LCD de 8 polegadas com resolução 1080p e taxa de atualização de 60fps, com a Sony a referir que a portátil tem uma bateria que dura entre as 7 e as 9 horas. A boa autonomia explica-se pelo facto de nenhum processamento ocorrer na PlayStation Portal, uma vez que serve apenas como um receptor da PlayStation 5. Ainda assim, é certamente uma boa notícia saber que não terá de se preocupar constantemente com o carregamento da bateria.
Sobre a utilização propriamente dita, temos de elogiar a facilidade com que é feito o emparelhamento da PlayStation Portal com a PlayStation 5. Todo o processo é altamente intuitivo e, em menos de nada, poderá começar a jogar em streaming a qualquer jogo instalado na PlayStation 5.
© Notícias ao Minuto
Durante os nossos testes experimentámos jogos como ‘Tetris Effect’, ‘Diablo IV’ e também ‘Marvel’s Spider-Man 2’ e sentimos que, em todos eles, a PlayStation Portal é capaz de apresentar o jogo sem qualquer problema e uma latência mínima. Uma experiência surpreendentemente positiva e que certamente agradará a quem tenha a PlayStation 5 na sala e queira jogar, por exemplo, a partir do quarto ou numa casa de férias.
Notar, no entanto, que, para desfrutar de forma positiva do PlayStation Portal terá de garantir que está com uma conexão Wi-Fi estável e de qualidade. Pode encontrar-se num café e jogar na PlayStation Portal, mas atenção que, devido à ausência de um navegador para aceitar termos e condições de certas redes Wi-Fi, nem todos os sítios com rede Internet serão opções viáveis.
Por muito positiva que seja a experiência com a PlayStation Portal temos, no entanto, de fazer algumas críticas. A ausência de Bluetooth é algo inexplicável numa portátil nos dias de hoje e, na maioria dos casos, será obrigado a recorrer a fones com fios por via de uma tradicional entrada de áudio de 3,5mm. Por outro lado, os altifalantes reproduzem o som com volume adequado e também o ecrã é capaz de proporcionar um nível satisfatório de iluminação.
© PlayStation
Devo comprar a PlayStation Portal?
Posto isto, deve comprar uma PlayStation Portal? Será que, por 220 euros, a PlayStation Portal é um dispositivo obrigatório para os detentores de uma PlayStation 5?
Tudo depende do quanto gosta de jogar aos seus jogos de PlayStation 5 remotamente e como gosta de o fazer. Serve recordar que a aplicação Remote Play da PlayStation permite que qualquer telemóvel possa servir para a mesma finalidade da PlayStation Portal, tendo apenas de conseguir pousar o dispositivo móvel adequadamente e conectar um comando para estar perto de uma experiência semelhante.
Ao adquirir uma PlayStation Portal está a pagar sobretudo pela conveniência (e conforto) de ter um dispositivo oficial para fazer streaming de jogos de PlayStation 5 e, se estiver disposto a tal, dificilmente encontrará uma melhor proposta do que esta nova portátil da Sony.
Leia Também: PlayStation Portal. Veja como é tirar da caixa a nova portátil