O Centro de IA Responsável, liderado pela Unbabel, vai realizar no próximo sábado, dia 25 de novembro, o 'Center for Responsible AI Forum 2023', evento onde vão ser demonstrados 10 produtos de Inteligência Artificial na área da saúde, do turismo e do retalho.
A Fundação Champalimaud, em Lisboa, vai ser palco do evento que será dividido em três partes.
O pontapé de saída conta com a abertura de Virginia Dignum, professora na Universidade de Umeå e recentemente nomeada para o UN High-Level Advisory Board on AI, o órgão criado na ONU para supervisionar os avanços e uso da IA à escala global.
Segue-se a demonstração de 10 produtos, utilizando tecnologias de Responsible AI, desenvolvidos pelas 10 startups e sete centros de investigação que formam o Center for Responsible AI.
E culmina com a intervenção de António Damásio, diretor do Brain and Creativity Institute da University of Southern California, Esta 'keynote' será seguida por uma conversa com Arlindo Oliveira sobre o futuro da Inteligência Artificial moderada por Ana Paiva e Francisco Pinto Balsemão, indica a organização do evento em comunicado enviado às redações.
Segundo a organização, o evento "vai juntar algum do melhor talento a trabalhar em Inteligência Artificial no nosso país".
"Queremos que Portugal seja um farol global neste domínio, atraindo o melhor talento em IA Responsável do mundo. E a presença de António Damásio e Virginia Dignum, líderes internacionais em Neurociência e IA Responsável, será para nós uma enorme fonte de inspiração neste grande desígnio”, afirma Paulo Dimas, vice-presidente de Inovação da Unbabel e CEO do Center for Responsible AI.
O Center for Responsible AI, apoiado pelo PRR e liderado pela Unbabel, tem como objetivo posicionar Portugal e a Europa como líder global nas tecnologias de Responsible AI, assim como nos princípios e regulação neste domínio, retendo e atraindo para Portugal o melhor talento em IA do mundo.
Leia Também: Microsoft vai contratar cofundador da empresa de tecnologia OpenAI