Vice-presidente da Guiné aceita viagem espacial proposta pela Rússia

O vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang, anunciou hoje que aceitou uma oferta da Corporação Espacial Estatal Russa (Roscosmos) para realizar uma viagem ao espaço organizada pela agência russa.

Notícia

© ABDELHAK SENNA/AFP via Getty Images

Lusa
13/12/2023 18:02 ‧ 13/12/2023 por Lusa

Tech

Guiné Equatorial

"Os funcionários da Roscosmos convidaram-me a ser o primeiro da nossa região africana a embarcar numa viagem espacial e eu aceitei", disse o vice-presidente, também conhecido como "Teodorin", nas suas redes sociais.

Teodoro Nguema Obiang acrescentou que tem de se submeter a testes físicos, necessários para a viagem, ou escolher alguém que o represente.

Obiang visitou hoje o centro de operações da Roscosmos "para certificar o seu potencial e discutir um dos grandes projetos da Guiné Equatorial", o lançamento de um satélite próprio de comunicação e localização.

Yuri Borisov, diretor da agência espacial russa, manifestou a sua vontade de cooperar com Malabo nos seus projetos espaciais e, segundo a página oficial do Governo equato-guineense, pediu para se deslocar à Guiné Equatorial em janeiro do próximo ano, "para concluir as formalidades".

O vice-presidente da Guiné Equatorial, país que pertence à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), está a realizar uma visita oficial a Moscovo, onde também já discutiu questões de cooperação militar com o vice-ministro de defesa russo, Alexandr Fomín.

Leia Também: Polícia guineense impede acesso de deputados à sede do parlamento

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas