O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla inglesa) começou, oficialmente, o seu acompanhamento em tempo real do trenó do Pai Natal, que arranca, assim, a difícil tarefa de entregar os presentes a crianças do mundo inteiro nesta Consoada.
Após um ligeiro atraso, associado a problemas técnicos, o mapa natalício está no ar para quem queira seguir o percurso do senhor de vestes vermelhas e barba branca, que, no momento em que esta notícia estava a ser escrita, encontrava-se a sobrevoar a Rússia, com já mais de 70 milhões de prendas entregues.
A página mostra, em três dimensões, o trenó do Pai Natal sobre a Terra, permitindo um seguimento mais realista do percurso.
Em cima, o utilizador fica a conhecer qual foi o último local visitado, bem como o próximo, e uma contagem em tempo real do número de prendas que já chegaram aos seus destinos.
A tradição começou em 1955, quando um anúncio num jornal de Colorado Springs convidava as crianças a ligar para um número telefónico específico para saber informações sobre o paradeiro do Pai Natal. Por erro, no entanto, o número publicitado era o do NORAD.
Para não desiludir as crianças que ligavam a perguntar se o Pai Natal já tinha passado nas suas casas, o diretor do NORAD na altura, Harry Shoup, alinhou no espírito natalício e fez questão de pedir à sua equipa que verificasse, no radar, por onde andava o trenó, de forma a informar corretamente as crianças.
Outro dos locais onde pode também acompanhar a viagem natalícia é no Google Santa Tracker. Assim já pode contar os minutos que faltam para abrir os seus presentes.
Leia Também: Eis a fotografia do discurso de Natal do rei Carlos III