A NOS obteve um 'Speed Score' de 183,36, à frente de outras redes europeias. O estudo, que comparou o desempenho das redes móveis dos principais operadores europeus, incluindo os operadores portugueses, foi realizado no segundo e terceiro trimestres de 2023 e apoia-se nos dados recolhidos em mais de 16 milhões de testes efetuados em toda a Europa, através da plataforma Speedtest, refere a operadora.
O administrador da NOS Jorge Graça sublinhou que esta é a primeira vez que um operador português fica em primeiro lugar.
"Tem um impacto grande de reconhecimento, tivemos um ciclo muito grande de investimento, mais do que 500 milhões de euros em investimento, é muito tempo e dedicação a fazer acontecer coisas em Portugal", afirmou.
Este é "o reconhecimento mais real que podemos ter: que é ter a rede mais rápida da Europa", acrescentou Jorge Graça, apontando que "são boas notícias para Portugal".
Ou seja, "na prática estamos a falar de uma infraestrutura que fica disponível para todos os portugueses e para todas as empresas, com esta autoestrada de velocidade que estamos a disponibilizar", referiu o administrador com o pelouro da tecnologia.
"É o resultado de um investimento grande porque representa uma enorme capilaridade que já temos da rede, é uma maturidade da rede de grandes proporções" e "vamos continuar a investir, estamos a trabalhar num conjunto de características novas", acrescentou.
Aliás, "não vai ser por falta desta infraestrutura que Portugal não é competitivo", rematou.
No 'top' 10 das redes móveis mais rápidas, a NOS lidera, seguida da A1, da Bulgária, da Cyta (Chipre), Telenor (Noruega), 3 (Dinamarca), Telenor (Suécia), Post (Luxemburgo), Bité (Letónia), Swisscom (Suíça) e Telia (Lituânia).
Leia Também: Falhas massivas no serviço da Internet russa causam problemas de acesso