O ano de 2023 ficou marcado pela ascensão da OpenAI como uma das empresas de Inteligência Artificial (IA) mais mediáticas em todo o mundo, muito devido ao ChatGPT e a outras ferramentas de IA generativas. Agora, no começo de 2024, parece que a OpenAI está pronta para impressionar novamente.
Isto deve-se ao Sora, uma nova ferramenta que permite criar vídeos com até um minuto de duração a partir de instruções escritas. Acredite ou não, o vídeo que pode ver acima - que mostra uma ninhada de cães a brincar na neve - foi criado com recurso a esta ferramenta a partir do texto: “Uma ninhada de cachorros Golden Retriever a brincar na neve. As cabeças deles saem da neve, cobertas por ela”.
A OpenAI partilhou uma série de vídeos ilustrativos para demonstrar as capacidades do Sora e, depois de uma primeira reação de surpresa e espanto, é natural ficar preocupado com o risco que esta ferramenta representa para a escalada de desinformação nas redes sociais.
Apesar de impressionante, a OpenAI admite que a atual versão do Sora “tem fraquezas”, notando que a ferramenta pode ter alguns desafios em simular físicas de uma cena complexa e, note-se, nenhum dos vídeos é acompanhado por som.
Notar também que, de momento, o público em geral ainda não tem acesso ao Sora. A ferramenta está disponível apenas para um grupo limitado de pessoas dentro da OpenAI que estão a testar as capacidades - assim como alguns designers e artistas próximos da empresa.
É de esperar que, eventualmente, o Sora venha a ficar disponível ao público tal como aconteceu com o ChatGPT.
Leia Também: OpenAI revela ferramenta que cria vídeos a partir de instruções escritas