MEO e GSMA assinam memorando para impulsionar serviços 5G
A MEO e a GSMA anunciaram hoje, em antecipação ao Mobile World Congress, a assinatura de um memorando de entendimento para "impulsionar os serviços da rede 5G e o seu potencial" através da GSMA Open Gateway Services.
© iStock
Tech 5G
A MEO, da Altice Portugal, "compromete-se a cooperar e a contribuir para o lançamento de uma estrutura de Interfaces de Programação de Aplicações (API) no mercado nacional".
O Open Gateway da GSMA "é uma iniciativa global concebida para acelerar o crescimento dos serviços e aplicações digitais 5G, assegurando a sua integração com centenas de redes participantes em todo o mundo, através de pontos de acesso únicos e programáveis, comuns a todos os operadores móveis, conhecidos" como API, refere o comunicado.
Mais de 42 grupos de operadores móveis, representando 237 redes móveis e 65% das ligações globais em todo o mundo, já aderiram à iniciativa, adiantam.
O acordo, que junta os maiores operadores e 'stakeholders' do setor das comunicações a nível internacional, "visa apoiar a criação de um novo ecossistema para acelerar a inovação através da exposição de APIs standards de rede que podem ser aproveitadas pelos programadores de aplicações e empresas para construir novos serviços mais seguras, confiáveis e inovadoras, tais como qualidade de serviço, proteção de fraude bancária ou autenticação do utilizador".
A MEO "assume uma vez mais a liderança, desta vez ao fomentar novas tendências tecnológicas, com a exposição das capacidades da sua rede móvel 5G, através de APIs 'standard', que permitirá a programadores e empresas um acesso mais fácil a recursos essenciais a aplicações mais seguras, robustas e com experiência de utilizador diferenciada", afirma o diretor de engenharia e redes da Altice Portugal, Carlos Bouça, citado em comunicado.
Para Henry Calvert, diretor de redes da GSMA, também citado em comunciado, a participação da Meo "na iniciativa GSMA Open Gateway, com outros operadores móveis, ajudará a desbloquear novos serviços 5G para empresas e consumidores em Portugal e em todo o mundo".
Acrescenta ainda que a "criação de uma estrutura comum e aberta a todos os operadores móveis facilita aos programadores e fornecedores de serviços em nuvem a criação de aplicações e serviços móveis, mais seguros e que comunicam entre si de forma transparente" e ajuda "a acelerar as inovações em áreas como o voo seguro de drones, a robótica, a realidade alargada e os jogos 'online' imersivos em redes 5G".
A GSMA é uma organização global que unifica o ecossistema móvel para descobrir, desenvolver e fornecer inovações fundamentais para os negócios e para a sociedade.
Leia Também: Serviços de valor acrescentado? MEO, NOS, Vodafone e NOWO multadas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com