Parece que a Apple pode vir a ter de adotar mais medidas na União Europeia como resultado da entrada em vigor da Lei dos Mercados Digitais. De acordo com declarações da Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, a Apple poderá vir a ter de dar aos utilizadores a opção de apagar determinadas aplicações.
“De acordo com o Artigo 6(3) da Lei dos Mercados Digitais, os ‘guardiões’ têm a obrigação de permitir a fácil desinstalação de aplicações e uma fácil alterações das definições padrão. Devem também exigir um ecrã de escolha. O modelo de cumprimento da Apple não parece ir ao encontro dos objetivos desta obrigação. A Apple também falhou em permitir a desinstalação de várias aplicações (sendo uma delas a Photos)”, pode ler-se nas declarações de Vestager.
Serve recordar que, no âmbito da Lei dos Mercados Digitais, a Apple já levou a cabo algumas alterações. Entre elas está não só a possibilidade de permitir alterar o navegador de Internet que é aberto por pré-definição, como também a possibilidade de usar outras lojas virtuais além da App Store.
Tendo em conta estas declarações de Vestager, é possível que a ‘Empresa da Maçã’ tenha de vir a tomar mais medidas.
Leia Também: Apple Watch vai detetar quando estiver em risco de se afogar