Esta segunda-feira, um eclipse total solar vai colocar todos os olhos no céu na América do Norte. O fenómeno raro, e que só se irá repetir daqui a 20 anos naquela região, será visível no México, Estados Unidos e Canadá. Em Portugal, será possível ver o eclipse de forma parcial na Ilha do Corvo, o ponto mais a norte do arquipélago dos Açores.
Mesmo que não consiga assistir ao evento, a NASA está a transmitir em direto o fenómeno (que pode ver mais abaixo).
De acordo com o Observatório Astronómico de Santana, será possível observar um eclipse parcial do sol nos Açores, entre as 19h00 e as 20h00 (mais uma hora em Portugal continental).
O Observatório destaca que é importante lembrar "que não devemos olhar diretamente para o Sol", aconselhando aqueles que estão pela ilha a ver o "fenómeno em segurança no Observatório".
Aqueles que pretendam ver o fenómeno noutro local da ilha, "deverão deslocar-se para o mais oeste possível".
Nos Estados Unidos, note-se, milhares de pessoas mobilizaram-se para assistir a esta raridade. Recorde-se que, segundo a NASA, "um eclipse solar total acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a face do Sol". O céu "vai escurecer, como se fosse anoitecer" e, se as condições meteorológicas permitirem, "as pessoas conseguirão ver a coroa solar, que geralmente é obscurecida pela face brilhante do Sol".
Este é o primeiro eclipse total do Sol na América do Norte desde 2017 e só dentro de 20 anos ocorrerá outro naquela região.
Leia Também: Eclipse solar. Entusiasmo, conspirações e nuvens que podem estragar tudo