O Telescópio Espacial James Webb tem proporcionado uma série de novas fotografias impressionantes e de grande beleza do Universo que nos rodeia, servindo ainda para aprendermos mais sobre as galáxias nas proximidades do Sistema Solar..
Um novo estudo publicado na revista Nature indica que um grupo de investigadores conseguiu, por via do James Webb, detetar aquele que pode ser o primeiro planeta rochoso com atmosfera fora do Sistema Solar.
O exoplaneta em questão dá pelo nome de 55 Cancri e está a 2,2 milhões de quilómetros de distância da estrela que orbita, tornando muito improvável que exista alguma forma de vida à superfície.
A investigação nota que o lado do planeta voltado para a estrela tem uma temperatura menos quente do que se esperava, com os investigadores a teorizarem que pode ser resultado de uma atmosfera responsável pela transferência de calor. Quanto à existência da atmosfera, o estudo sugere que pode resultar de gases provenientes do interior do planeta.
“A atmosfera primária pode ter desaparecido devido à elevada temperatura e radiação intensa da estrela. Esta seria uma atmosfera secundária que é reabastecida continuamente pelo oceano de magma. O magma não é apenas composto por cristais e rocha líquida, há também muito gás dissolvido”, afirma um dos autores do estudo do Jet Propulsion Laboratory da NASA, Aaron Bello-Arufe.
Leia Também: James Webb capta nebulosa 'Cabeça de Cavalo' com detalhe sem precedentes